terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ausente

El Corcundita tem padecido de alguma ausência, relativamente a muitas coisas, incluindo o seu Cantinho.

Tal facto dever-se-á a uma vivência mais preenchida nos últimos tempos, que se traduz numa correria diária, em que o pensamento tem sido menos frequente, bem como o tempo para o exteriorizar.

De qualquer maneira, hoje cá estou eu. E quero mencionar aqui que hoje/ontem (dia 19) uma das pessoas que melhor me conhece e de quem mais gosto (um pouco à semelhança do fatídico de 15, em termos de importância e "gostanço", todavia menos fatídico...), a Sra. Arlete, celebrou 83 anos.

Há cerca de 30000 dias nasceu essa Senhora, que é das melhores pessoas que conheço, e que é, também, das que melhor me conhece. Já passou por tudo e alguma coisa na vida, e o sorriso e sabedoria com que a enfrenta são algo que me inspira, que me faz relativizar tudo ao extremo, que me convence de que vale a pena andar cá, lutar, ser, para mim e para os outros.

Está velhinha, mas com uma lucidez fulminante, com uma sagacidade que em poucas pessoas presenceei. A ponderação, essa ainda não a adquiri, mas tenho a esperança de algum dia chegar lá.

É torta que nem um anzol, teimosa, mas é das minhas pessoas preferidas, e não quero que se vá embora nunca. É talvez a pessoa que melhor lidou (e sabe lidar) comigo, e o simples facto de imaginar que algum dia não estará cá é algo que assusta. Mas como já estou farto de andar atrás do que não tenho, vou agora viver o que tenho, como se fosse o último dia.

Neste processo que é a vida criou uma família, em que a filha pontifica, e sendo torta também, e teimosa, e impulsiva, acabou por criar, ela também, a sua família: dois moços, um mais comedido e sensato e um mais abrutalhado e emotivo, ambos absolutamente orgulhosos de virem de onde vêm, e das magníficas mulheres que estão na sua génese.

Agora vou chonar, que amanhã a gravata aperta às dez...

1 comentário:

Jo disse...

:) tão bom ter uma Arlete :)
como eu te invejo...